PROJETOS

A educação e a pesquisa científica são campos instigantes da inovação. A Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de soluções inovadoras tem sua dinâmica acelerada quando promovida por educadores que transitam por diferentes áreas de conhecimento.

O Cebio possui critérios de identificação e seleção de projetos capazes de solucionar problemas pontuais ou globais em meio ambiente, biologia e saúde pública. A partir desses projetos, seus associados desenvolvem trabalhos que permitem extrair dados do mundo real, que nutrem a academia com o que ela precisa para consolidar o conhecimento teórico e aperfeiçoar o mundo prático. Conheça nesta página alguns dos projetos que se tornaram produtos ou programas com relevantes benefícios para a sociedade científica e seus usuários.


O Programa de Radioproteção em Saúde conta com o Cebio há mais de uma década para realizar sua gestão operacional e financeira. Criado pelo Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ, o Programa apoia as autoridades sanitárias do Rio de Janeiro na vistoria dos ambientes de radiodiagnóstico instalados no Estado, aferindo a qualidade da imagem e a proteção radiológica de trabalhadores e pacientes do uso não-conforme da radiação ionizante.

www.prsonline.com.br

O Laboratório de Metrologia Labmetro é plenamente estruturado para realizar a calibração periódica de monitores de contaminação de superfícies nas faixas de gama e mamografia. Também gerenciado pelo LCR da UERJ, o Labmetro é integrante da da Rede Sibratec.

www.labmetronline.com.br

Em 2018 o Cebio venceu processo licitatório da FAO-ONU para executar pesquisa de levantamento de dados primários na baía da Ilha Grande. É uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), cujo escopo é estruturar um modelo de conservação e uso sustentável de longo prazo dos ecossistemas da Baía da Ilha Grande - BIG, tanto os continentais, quanto os marítimos e insulares, envolvendo, para isso, a coordenação e a integração de estratégias adotadas pelo INEA e pela SEA, buscando ampliar o rol de ações capazes de identificar e mitigar as principais ameaças à região. .

www.big2050.org.br

O Cebio assessora professores com a gestão financeira e tecnológica de cursos presenciais ou a distância.

www.lcronline.com.br