PROJETOS

A educação e a pesquisa científica são campos instigantes da inovação. A Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de soluções inovadoras tem sua dinâmica acelerada quando promovida por educadores que transitam por diferentes áreas de conhecimento.

O Cebio possui critérios de identificação e seleção de projetos capazes de solucionar problemas pontuais ou globais em meio ambiente, biologia e saúde pública. A partir desses projetos, seus associados desenvolvem trabalhos que permitem extrair dados do mundo real, que nutrem a academia com o que ela precisa para consolidar o conhecimento teórico e aperfeiçoar o mundo prático. Conheça nesta página alguns dos projetos que se tornaram produtos ou programas com relevantes benefícios para a sociedade científica e seus usuários.


O CEBIO patrocinou a edição do livro "Bases Físicas de um Programa da Garantia da Qualidade em IMRT". A obra, organizada pelo professor Carlos Eduardo de Almeida, fundador e pesquisador do Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ, tem por objetivo apresentar para o leitor a IMRT - Radioterapia por Intensidade Modulada, uma modalidade de tratamento moderna e estabelecida, cujos resultados indicam de forma clara a sua importância na redução da morbidade do tratamento com reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Professor Carlos Eduardo destaca que o sucesso do método depende da implantação de um programa rigoroso de Garantia da Qualidade, envolvendo todas as etapas identificadas numa cadeia de eventos.

Clique aqui para acessar o livro gratuitamente

O CEBIO firmou com a UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO o Termo de Colaboração para a parceria que vai entregar até 20 (vinte) estudos de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (ATS) , demandos pelo Ministério da Saúde. O Termo foi assinado em 06 de abril de 2021.
Considerando que cada trabalho de ATS exige a particiação pontual de um grande número de profissionais, o CEBIO está formando um banco de currículos de profissionais para seleção por parte do LAETS - Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde, sob a coordenação geral do professor e pesquisador Roberto Lyra.
Por essa razão, o CEBIO está recebendo currículos de profissionais que já tenham tido experiência anterior com ATS, que atendam às Exigências do Termo de Referência que se encontra no link abaixo. Periodicamente o Termo de Referência poderá ser versionado pelo CEBIO, a fim de melhor atender às necessidades de entregas do LAETS ao Ministério da Saúde.
Outras atividades de apoio estão previstas, para as quais a experiência pregressa em ATS é considerada apenas diferencial: tradução/transcrição técnica para o Inglês, cálculos, revisão sistemática, revisão da lingua portuguesa.
Interessados em integrar o banco de currículos do CEBIO devem ler o Termo de Referência e aguardar as oportunidades e chamamento.
BAIXE O TERMO DE REFERÊNCIA NESTE LINK:
https://drive.google.com/file/d/1a-QdZvx4Znkwco34UtUCRdhOE4ss5odk/view?usp=sharing
As prestações de contas obrigatórias da Lei 13.019 estarão publicadas aqui em www.cebio.org.br.

O Laboratório de Metrologia Labmetro é plenamente estruturado para realizar a calibração periódica de monitores de contaminação de superfícies nas faixas de gama e mamografia. Também gerenciado pelo LCR da UERJ, o Labmetro é integrante da da Rede Sibratec.

www.labmetronline.com.br

O Programa de Radioproteção em Saúde conta com o Cebio há mais de uma década para realizar sua gestão operacional e financeira. Criado pelo Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ, o Programa apoia as autoridades sanitárias do Rio de Janeiro na vistoria dos ambientes de radiodiagnóstico instalados no Estado, aferindo a qualidade da imagem e a proteção radiológica de trabalhadores e pacientes do uso não-conforme da radiação ionizante.

www.prsonline.com.br

Em 2018 o Cebio venceu processo licitatório da FAO-ONU para executar pesquisa de levantamento de dados primários na baía da Ilha Grande. É uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), cujo escopo é estruturar um modelo de conservação e uso sustentável de longo prazo dos ecossistemas da Baía da Ilha Grande - BIG, tanto os continentais, quanto os marítimos e insulares, envolvendo, para isso, a coordenação e a integração de estratégias adotadas pelo INEA e pela SEA, buscando ampliar o rol de ações capazes de identificar e mitigar as principais ameaças à região. .

www.big2050.org.br

O Cebio assessora professores com a gestão financeira e tecnológica de cursos presenciais ou a distância.

www.lcronline.com.br