INSTITUCIONAL

O Centro de Estudos do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 12 de outubro de 1990. A ideia inicial de um Centro de Estudos surgiu da reunião de um grupo de 22 professores do Instituto de Biologia da UERJ, que necessitavam de uma associação legal e mais ágil para assinar convênios com instituições públicas e particulares, patrocinar projetos institucionais e oferecer serviços educacionais pessoais dos associados.

Na ocasião, tomou-se como modelo societário (associação de professores) o estatuto de outras unidades de Centro Biomédico da UERJ. O estatuto do Centro de Estudos de Biologia foi aprovado em Assembleia Geral para a instalação do Centro, e na mesma data foram cumpridas as condições de para seu funcionamento. Em 04 de agosto de 1994 foi assinado o convênio com a reitoria da UERJ.

Até o ano 2000, o Centro funcionou com pequenos convênios, prestação de serviços e cursos em diversas áreas de conhecimento. Naquele ano, com a mudança do nome do Instituto de Biologia para Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, o nome do CEBIO também foi alterado para Centro de Estudos do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes.

O modelo associativo do CEBIO permite que os professores associados submetam projetos educacionais e de pesquisa científica, com ou sem uso de laboratórios, aos órgãos tradicionais de fomento da pesquisa no Estado, bem como junto à organizações privadas ou públicas que estejam em busca de serviços, pesquisa e desenvolvimento em laboratórios de ponta. O professor se mantém técnica e civilmente responsável pelo planejamento e execução do projeto, e conta com a retaguarda do CEBIO na análise de viabilidade, avaliação dos termos de contrato, previsão de encargos, implantação de tecnologias da informação, construção de websites dedicados e atividades de monitoramento e documentação.

Aprovado o projeto, o professor inicia a mobilização dos recursos financeiros e humanos por meio do CEBIO, rigorosamente seguindo o estatuto e toda norma legal. Pra isso, conta também com o suporte administrativo do CEBIO.

Em todos esses anos de atuação, o CEBIO já organizou e patrocinou diretamente grandes eventos educacionais, como simpósios, jornadas, encontros profissionais e acadêmicos. Aposta também no desenvolvimento de material didático em Biologia. Todas as semanas de Biologia da UERJ, organizadas pelos alunos, foram patrocinadas pelo CEBIO.

Atualmente o CEBIO vem estendendo seus serviços de gestão de projetos para outras unidades acadêmicas, permitindo que professores de outras unidades se associem como forma de ampliar oportunidades, considerando que, a partir de 2017, com aumento do número de pesquisas realizadas pelos docentes do IB, novos caminhos surgiram para o CEBIO. A maioria dos estudos e pesquisas tem a necessidade de apoio de fontes de fomento publicas, privadas ou mistas.

Algumas dessas organizações que firmaram contratos e convênios com o CEBIO foram:

  • Fundação Universitária José Bonifácio
  • Instituto do Coração
  • Prefeitura de Angra dos Reis
  • Secretaria de Educação do Rio de janeiro
  • Transpetro
  • Eletronuclear
Motivado pelos desafios da ampliação, o CEBIO modernizou sua identidade visual ao adotar uma logomarca de aspecto tridimensional, imprimindo efeito visual sintético e orgânico ao mesmo tempo. Demonstra sinergia com as áreas da biologia, medicina, enfermagem e da física. Na concepção final aboliu-se a expressão "Centro", também no intuito de demarcar uma posição contemporânea.